5. Livrai-nos do mal

 apanhei-te

HPIM7605  Na sala da catequese,
em cima de uma cadeira,
estava uma caixa com o sinal de “Proibido espreitar”.

Quem a abria podia ver:

   

     Muitos ficaram curiosos, muitos não resistiram e espreitaram e outros ainda chamaram os colegas para ver. Ficamos a perceber como é difícil resistir a fazer o que não devemos. Apenas 2 ou 3 resistiram. É difícil obedecer. Quando alguém diz que não podemos, aí é que dá vontade de fazer!

     Foi o que aconteceu com Adão e Eva. Alguns catequizandos fizeram a leitura dialogada de Génesis 3 e percebemos que o pecado deles foi ter desobedecido a Deus por quererem ser também eles deus. Mas depois viram o mal que fizeram e se esconderam, não por vergonha de estarem nus, mas por vergonha de terem desobedecido. Muitas vezes, na nossa vida, nós também queremos ser deus e não precisar de Deus para nada, nós é que sabemos o melhor para nós! Mas depois descobrimos que fizemos mal e ficamos tristes e envergonhados. E não adianta pôr as culpas em ninguém, a opção de fazer o mal ou o bem é sempre nossa e somos nós que sofremos as consequências.

     Deus ficou muito triste com Adão e Eva mas não desistiu deles (até lhes deu roupas para vestirem) como não desiste de nenhum de nós. Deus enviou o Seu Filho Jesus que se deixou crucificar para que possamos ser livres do pecado. Sozinhos não conseguimos fazer sempre o bem, mas Jesus nos ensinou como podemos vencer o mal com a Sua ajuda. Ele nos ensinou a pedir a Deus no Pai-Nosso: Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

     Pensámos naquilo que mais vezes fazemos mal e, durante esta semana, sempre que a situação surgir, iremos lembrar desta frase e, se conseguirmos fazer bem, iremos dizer: Obrigado, Senhor!

 

O pecado é o mal no coração da humanidade.
Pecamos quando nos recusamos a amar a Deus e aos irmãos.
Com Jesus, nós podemos vencer o mal.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: