“Não tenham medo!”* – reuniões 22 e 23

  Quando éramos pequenos tínhamos muitos medos. Estivemos a conversar sobre esses medos e sobre os que temos agora e alguns nem queremos falar deles! Mas verificamos que todas as pessoas têm medos e que isso é normal. Não devemos é deixar que os nossos medos nos paralisem mas devemos enfrentá-los, falando com outras pessoas e ir enfrentando o medo aos pouquinhos, com a ajuda dos nossos amigos e familiares. Quando estamos rodeados de pessoas verdadeiramente nossas amigas, é mais fácil enfrentarmos os nossos medos.

 Depois da morte de Jesus, os discípulos também ficaram cheios de medo e se fecharam dentro de casa. Mas, quando as mulheres foram ao sepulcro de Jesus e o viram vazio, o anjo – mensageiro de Deus – disse-lhes para não terem medo porque Jesus tinha ressuscitado. Há outros momentos em que Jesus diz aos discípulos: “Não tenham medo!” como no lago Tiberíades (Mt 8, 23-27). Os discípulos estavam com medo porque Jesus tinha morrido e não sabiam o que lhes ia acontecer porque eram amigos dEle.

 Depois que o anjo falou às mulheres para não terem medo porque Jesus tinha ressuscitado, elas foram contar aos discípulos que vieram a correr ao sepulcro. Enquanto Simão Pedro e o outro discípulo entravam no sepulcro, Jesus apareceu a Maria Madalena mas ela não o reconheceu (João 20, 1-18). Para percebermos melhor esta passagem. fizemos um jogo: seis grupos de catequizandos procuraram no jardim do largo da Igreja seis objectos: uma pedra, um retalho de lençol, um lenço, uma flor, uma régua e um jornal.**

Terminado o jogo, lemos o texto bíblico e tentamos descobrir qual a relação desses objectos com a aparição de Jesus a Maria: a pedra lembra a grande pedra que tapava a entrada do túmulo de Jesus; o retalho de lençol lembra as roupas que vestiram a Jesus quando foi sepultado e que Ele deixou para trás depois de ressuscitar; o lenço lembra como Maria estava a chorar por não conseguir encontrar Jesus; a flor lembra como Maria se enganou ao pensar que Jesus era um jardineiro; a régua lembra como Maria chamou “Mestre” a Jesus e o jornal lembra como Maria partilhou com os discípulos a alegre notícia da ressurreição de Jesus.

Mesmo que custe a acreditar, Jesus ressuscitou. Deus manteve a sua palavra e ressuscitou o Seu Filho muito amado.  Não ressuscitou no sentido de se ter reanimado o seu cadáver, senão Ele voltaria a morrer, mas no sentido de Jesus ter entrado na vida plena de Deus e ficar sempre connosco. Quando Jesus estava vivo no meio dos discípulos, só estava com eles mas, depois da ressurreição, Jesus está no meio de todos nós. Todos estamos acompanhados por Jesus. O que Jesus nos pede é que não tenhamos medo. Se Ele venceu a própria morte, também nós conseguiremos vencer os nossos medos com a ajuda dEle e da comunidade onde estamos inseridos. Porque a nossa força vem de não estar só. Porque temos amigos, familiares, professores, catequistas e uma comunidade cristã que nos acompanha e temos Jesus que é a nossa Luz.

No centro da sala acendemos a nossa vela do grupo  que “ é sinal do Cristo ressuscitado que nos chama à coragem, à confiança e ao serviço ao mundo”. E todos juntos, com fé, proclamamos:

“Creio em Jesus que é a minha Luz!”

 
    O que fica comigo
            Jesus ressuscitou! A ressurreição não consiste na reanimação do seu cadáver, no regresso à vida anterior. Caso contrário, Jesus voltaria a morrer. Ninguém sabe como foi a ressurreição. Com a fé dizemos, apenas, que pela sua ressurreição Jesus entrou para sempre na vida plena de Deus. E fica connosco. Todos os meus medos são acompanhados porque tenho amigos, familiares e uma comunidade cristã que me acompanha e tenho Jesus que é a minha Luz.
 
* “Nascer de Novo?”, 22, Paulinas; **Revista Catequistas, #58, Dossier “Os jogos da Páscoa”, Edições Salesianas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: